quinta-feira, 20 de junho de 2013

Nota da Juventude Missionária do Brasil sobre as manifestações

A Juventude Missionária, através do seu assessor nacional, padre Marcelo Gualberto Monteiro, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, divulgou nota sobre as manifestações que vêm ocorrendo em todo o Brasil. Confira a nota.

Jovens Missionários, Sempre Solidários

No ano dedicado à juventude na Igreja, em que receberemos milhões de jovens estrangeiros na JMJ Rio 2013, vemos grandes manifestações, na sua maioria liderada por jovens, indignados com diversas questões que dizem respeito à política de nosso país.

Sobre a juventude é comum ouvirmos dizer: os jovens não querem nada, os jovens são desinteressados por política, os jovens não assumem a força que têm, etc. Eis que os jovens resolveram, mais uma vez, mostrar a força de mudança, eles querem assumir o seu protagonismo falado por muitos e vivido por poucos.

Nós, Juventude Missionária (JM) do Brasil, animada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) vemos com muita esperança as manifestações pacíficas e ordeiras que vem acontecendo, como um grande meio de atingir a consciência de nossos políticos e instituições de governo, bem como de tantos outros líderes inertes diante da realidade social que muitas vezes massacra os mais pobres e desvalidos, grande parcela constituído por jovens.

Sabemos que os reajustes das passagens são a ponta do iceberg, mas a população cansada de tantas realidades indignas e encontra agora uma oportunidade para se manifestar. Com certeza, vários são os motivos dessa insatisfação social diante das injustiças provocadas por aqueles que deveriam resguardar o bem comum de uma sociedade.

Unidos aos que buscam viver uma democracia, onde podemos sair às ruas e manifestar ordeiramente, nós repudiamos todos os atos de vandalismos e desordem sabendo que isso é provocado por uma minoria de oportunistas.

Reafirmamos ainda, como a grande maioria dos manifestantes, que não somos adeptos de nenhum partido político, mas apoiamos a luta cidadã de um povo que cansou da corrupção e de ser manipulado. Queremos mudanças radicais na forma de tratar o Brasil e os brasileiros.

Portanto, convidamos a Juventude Missionária em todo o Brasil a viver este momento de manifestações com entusiasmo e esperança política, como um meio sublime de caridade e que muitas vezes não é exercida como deveria, conforme nos diz o Papa Francisco em seu discurso de 07 de junho de 2013: “A política é forma mais elevada de caridade, pois ela procura o bem comum”.

Vamos adiante acreditando que de fato o jovem não é apenas o futuro, mas o agora da Igreja e da Sociedade. Jovens Missionários, Sempre Solidários.

Brasília, 19/06/2013

Pe. Marcelo Gualberto Monteiro, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e assessor da Juventude Missionária no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário