domingo, 29 de junho de 2014

CCM e Comire Sul 1 realizam curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral

O Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília (DF) em parceria com o Conselho Missionário Regional (Comire) Sul 1 da CNBB, realizou entre os dias 20 e 22 de junho, no Centro Missionário São Paulo, Alto da Lapa – São Paulo, a conclusão da 3ª Edição do Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral.

O estudo debateu o tema “Por um projeto comunitário de missão”, apresentado pelo professor padre Estevão Raschietti que também é diretor do CCM.

O curso foi realizado em três módulos no período de 2012 a 2014, por onde passaram 37 alunos, sendo nove padres, um diácono permanente, quatro religiosas, cinco seminaristas e 18 leigas e leigos, vindos das seguintes dioceses: Araçatuba, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campo Limpo, Caraguatatuba, Catanduva, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Osasco, Registro, São Miguel Paulista, São Paulo, Taubaté. Além de alunos dos estados de Minas Gerais, Goiás e Maranhão. Destes, 23 alunos receberam o certificado de conclusão plena do curso.

“Queremos expressar nossa alegria com a iniciativa do Regional Sul1 e também queremos agradecer pela oportunidade dada na formação missionária para leigos(as) do nosso Estado participar, aprender e caminhar juntos. Que o Comire possa repetir esta formação para os leigos em outros cursos semelhantes”, comentou dom José Luiz Bertanha, bispo diocesano de Registro.

A equipe de coordenação do Comire Sul 1 está preparando uma nova edição do curso de Missiologia desta vez, em parceria com o Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP) com opções de certificação de extensão universitária, especialização e pós-graduação em Missiologia, que terá início a partir de 2015.

“A formação missionária é uma das finalidades do Comire, é nosso dever procurar meios e parceiros que nos ajudem a viabilizar um estudo de qualidade para os agentes diocesanos leigos(as), ordenados, seminaristas e religiosos(as) também. Estamos organizando um curso que possibilite um aprofundamento da questão missionária, com um custo mais acessível às bases”, explicou Robson Ferreira membro da equipe organizadora. No segundo semestre serão divulgados mais detalhes do curso.

Comunicação do Comire Sul 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário