terça-feira, 18 de novembro de 2014

Juventude Missionária realiza 1º Sudestão em Minas Gerais

Representantes da Juventude Missionária (JM) da macro região sudeste, Espirito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, estiveram reunidos nesse fim de semana, 14 a 16 de novembro, na cidade de Contagem em Minas Gerais para o 1º Sudestão da JM. O encontro teve por objetivo animar e reafirmar o carisma da JM em toda a região sudeste.

O encontro teve sua abertura na sexta-feira (14/11) com a oração preparada pelos jovens de Minas Gerais. Logo após a oração o jovem Diego Raposo da coordenação do estado de SP passou as coordenadas para todo o encontro do fim de semana.

Em pauta, foi abordado pelo Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Guilherme Cavalli, a exortação apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho) na parte da manhã do sábado. Durante todo o encontro foi reafirmado que todos os grupos devem viver o carisma além-fronteiras, a metodologia da JM vivendo as quatro áreas integradas: Ver, Iluminar, Agir e Celebrar e Avaliar, e durante os encontros da JM ser utilizadas músicas e orações missionárias. Foi lembrado da necessidade de reforçar a consciência de todos que o grupo de JM pertence a Obra da Propagação da Fé e trabalha em comunhão com a igreja.

No ano de 2015 a JM comemora 10 anos de articulação no Brasil, e por esse momento tão especial, os jovens foram separados em quatro grupos, para preparar sugestões de roteiros de encontros a serem trabalhados com toda JM do Brasil em 2015. A coordenação nacional que estará preparando esse material que será disponibilizado no ano que vem.

Após os trabalhos em grupo, os jovens rezaram o terço missionário fazendo orações por todo o mundo. A noite, foi feito momento de testemunhos missionários dos jovens e assessores presentes no encontro.

No domingo (16/11) o encontro começou com a celebração da palavra presidida pelo Cesar Campos (Secretário do Conselho missionário regional - Comire do Estado de SP). No fechamento do encontro, Guilherme Cavalli, falou sobre o estatuto da JM.
Esse estatuto será oficial e estará disponível em breve para todos.

O encontro foi encerrado com o envio de todos os representantes da JM dos estados, foi entregue uma cruz para cada um e ressaltado que eles são os animadores da JM em seus estados e dioceses, e para próximo sudestão serão os animadores para os demais jovens que não puderam comparecer nesse primeiro.


Jovens Missionários, Sempre Solidários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário