quinta-feira, 23 de abril de 2015

Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial será presidida por dom Esmeraldo Barreto

O bispo auxiliar de São Luís (MA), dom Esmeraldo Barreto de Farias, foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Dom Esmeraldo recebeu 219 votos do total de 277 votantes, alcançando assim a maioria absoluta necessária de 140 votos para o cargo.

A comissão foi presidida no quadriênio de 2011-2015 por dom Sérgio Braschi, bispo da diocese de Ponta Grossa (PR). Também nesta terça-feira, 21, Dom Jaime Spengler foi eleito para Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada. O arcebispo da arquidiocese de Porto Alegre (RS) recebeu 205 votos de um total de 283 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio, que era de 143 votos. A comissão foi presidida pelo arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães, no quadriênio 2011-2015.

Currículo de Dom Esmeraldo
Dom Esmeraldo nasceu em 1949, em Santo Antônio de Jesus (BA). Ordenado presbítero em 1977, em sua terra natal, é formado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Teologia pelo Instituto de Teologia de Salvador (BA). O bispo foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB no período 2007-2011.

Em 2000, o papa João Paulo II o nomeou bispo da diocese de Paulo Afonso (BA), onde permaneceu até 2007, quando nomeado pelo papa Bento XVI para a diocese de Santarém (PA). Em março deste ano, o papa Francisco nomeou dom Esmeraldo bispo auxiliar de São Luís.

Reconhecido pelos trabalhos pastorais que desenvolve, seu lema episcopal é “Levanta-te e anda”.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário