segunda-feira, 8 de junho de 2015

Papa Francisco recebe diretores nacionais das POM

O papa Francisco recebeu, neste dia 5, em audiência, os participantes na assembleia geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM). A assembleia geral anual das POM em Roma, ocorreu de 1 a 6 de junho. Os trabalhos foram divididos em duas sessões: uma pastoral, nos dias 1, 2 e 3 de junho, e a outra ordinária, nos dias 4, 5 e 6 de junho.

Participaram da assembleia os diretores nacionais das POM, de todos os continentes, além dos secretários-gerais das quatro Obras. Representando o Brasil, participou o diretor das POM, padre Camilo Pauletti. 

No seu discurso, Francisco frisou que o anúncio do Evangelho é a primeira e constante preocupação da Igreja, o seu compromisso essencial e recordou a “Evangelii Gaudium”: “a atividade missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja.”

Aos membros da Congregação para a Evangelização dos Povos e aos diretores nacionais das obras pontifícias missionárias, o papa Francisco disse uma palavra de exortação considerando-os como “protagonistas de uma renovada evangelização, dirigida a todos e em particular aos pobres, os últimos e os marginais.”

Em particular às Pontifícias Obras Missionárias, pelo carisma que as caracteriza, “estão atentas e sensíveis às necessidades dos territórios de missão e dos grupos humanos mais pobres”, observou o papa. Para tal é necessário que estejam atentas em “não cair na tentação de tornarem-se numa ONG, um gabinete de distribuição de subsídios ordinários e extraordinários”, advertiu o santo padre.

Exortação
O papa Francisco sublinhou que o funcionalismo pode ser a ruína de uma missão e afirmou mesmo que “uma Igreja que se reduza ao eficientismo das estruturas já está morta”.

“Não é possível uma verdadeira evangelização a não ser na energia santificadora do Espírito Santo”, afirmou o santo padre na conclusão do seu discurso. A sessão pastoral da assembleia das POM foi dedicada ao tema “Como apoiar a missão universal hoje e amanhã” e teve como relator o arcebispo de Cotabato (Filipinas), cardeal Orlando Quevedo.

No dia 4, teve início a sessão ordinária da assembleia, durante a qual, os secretários-gerais das quatro Obras Pontifícias Missionárias apresentaram relatórios sobre o ano passado, a previsão do balanço e os pedidos de subsídio para os vários projetos em programados.

Com informações da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário