sábado, 3 de dezembro de 2016

03 de Dezembro - Dia de São Francisco Xavier

Francisco Xavier nasceu em 7 de abril de 1506, na Navarra (hoje, Espanha). Era menino piedoso e estudioso. Para se preparar melhor, foi estudar em Paris. Encontrou-se com Inácio de Loyola, e, junto com outros companheiros, fundaram a Companhia de Jesus.

A estes primeiros missionários, juntaram-se outros, que se espalharam pelo mundo, para anunciar o Evangelho. Foi ordenado sacerdote em 1537, e enviado para evangelizar a Índia e o Japão.

Percorreu grandes distâncias, e falou do amor de Deus e do Reino, convertendo muitas pessoas e formando comunidades cristãs. Seu grande desejo era anunciar Jesus na China.

Faleceu em 1552, sem poder chegar à terra que tanto amava. Éexemplo de missionário, comparado com São Paulo, por suas longasviagens apostólicas. Batizou cerca de 30 mil pagãos. Foi canonizadopelo Papa Cregório Xv, em 12 de março de 1622, junto com Santo lnácio de Loyola. Em 1927, o Papa Pio XI proclamou-o, junto com Santa Teresinha, Padroeiro das Missões. Sua memória é celebrada no dia 3 de dezembro. É também padroeiro do Paquistão, da Índia e do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário