sexta-feira, 17 de maio de 2013

5º Encontro Estadual da Juventude Missionária do Regional Sul 1

Entre os dias 20 e 22 de julho de 2012, a diocese de Guarulhos (SP), acolheu o 5° Encontro Estadual de Formação e Articulação para Coordenadores e Assessores da Juventude Missionária do Regional Sul 1 (São Paulo). Esse foi o primeiro encontro de nível 2 (aprofundamento) que trabalhou o tema, “A missão à luz da Palavra de Deus”.

Estiveram presentes cerca de 45 pessoas de seis dioceses: Campinas, Campo Limpo, Bragança Paulista, Presidente prudente, São Miguel e Guarulhos; que se reuniram para refletir a realidade da Juventude Missionária no estado e sobre o que Deus quer nos dizer referente à nossa missão como jovens missionários.

O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), padre Marcelo Gualberto, conduziu todo o encontro. Ele refletiu a missão na Palavra de Deus, a partir do Antigo e do Novo Testamento. De acordo com ele, no Antigo Testamento não há a palavra missão, porém, se usa o verbo enviar/mandar um objeto ou uma pessoa. Já no Novo Testamento, a missão, é uma necessidade que Paulo fala em (1Cor 9,16): Anunciar o Evangelho...é uma necessidade que se me impõe: ai de mim se eu não evangelizar.

Os jovens também se reuniram em grupos e refletiram a missão nos quatros Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos. Foi concluído na plenária que em todos os livros se fala ativamente que a finalidade de toda missão é continuar a obra salvífica que foi deixada por Deus.

Ainda foi falado sobre a articulação da POPF com as Famílias Missionárias (uma de suas atividades), e da preparação dos subsídios para os encontros que se basearão nas quatro áreas integradas: Vivência Familiar, Formação, Visitas e Celebrações Missionárias. O Tema do subsídio será: Famílias Missionárias – Fonte de Vida em Comunhão, e o Lema: Famílias em Missão, Vidas em Doação, o símbolo, a Sagrada Família (Mt 2, 13-15, 19-22).

Jornada Mundial da Juventude

Em 2013, com a realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, a Juventude Missionária não irá ficar de fora. Padre Marcelo mostrou as propostas das Pontifícias Obras Missionárias (POM) para a participação da JM no evento. Destacou que em todas as dioceses do Brasil uma semana antes da JMJ haverá a Semana Missionária. “Durante essa semana, a Juventude Missionária deverá participar ativamente”, exortou Gualberto. A proposta da POM abrange quatro momentos: Semana Missionária, feira vocacional, ExpoCatólica Rio e a sede missionária, que terá o encontro mundial da JM no dia 23/07.

No sábado a noite aconteceu uma videoconferência com os participantes do 2º Encontro Regional da Infância Missionária (2º Erim), realizado na diocese de Limeira (SP). Momento de unidade entre os irmãos das duas Obras Missionárias. No domingo houve uma reflexão sobre o Documento da Doutrina Social da Igreja. Os grupos foram formados para reflexão e se chegou à seguinte conclusão: a missão não está baseada apenas na pregação do Evangelho, mas  no estar junto, na ajuda ao próximo.

Marcaram presença também no encontro o bispo de Guarulhos (SP) dom Joaquim Justino Carreira e o padre Salvador (Assessor Diocesano da JM na diocese de Guarulhos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário