terça-feira, 9 de julho de 2013

JMJ Rio 2013: Pontifícias Obras presentes na Feira Vocacional

Durante a JMJ Rio 2013 as Pontifícias Obras Missionárias (POM) Brasil, além de oferecerem uma programação especial na Sede Missionária (para ver aprogramação, clique aqui), também estarão presentes na Feira Vocacional. Com mais de 100 expositores confirmados, a Feira acontece na Quinta da Boa Vista, entre os dias 23 a 26 de julho, das 8h às 20h.

Todos os peregrinos poderão participar do evento sem precisar de qualquer inscrição prévia. Confira abaixo, o artigo do padre Marcelo Gualberto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), sobre a participação das POM na Feira Vocacional.

As POM na Feira Vocacional

A presença das POM na Feira Vocacional durante a JMJ Rio 2013 vem atender à duas razões: dado à universalidade, uma das suas características fundamentais, as POM presentes em mais de 150 países, não poderiam ficar de fora deste ambiente onde a universalidade missionária é muito visível. Outra razão é apresentar as POM como espaço de animação missionária em cada país, conforme tanto deseja o Papa sinalizando a necessidade da missão universal nas igrejas locais.

Assim nossa presença na Feira vocacional é animar e despertar os jovens que por lá passarem, a verem a necessidade das outras Igrejas particulares espalhadas no mundo e se sentirem responsáveis em ajudar cooperando missionariamente com elas. Uma vez que somos irmãos, chamados cristãos, a minha atuação não se resume só em minha realidade, mas no âmbito Católico - Universal.

Mas afinal, o que é a Feira Vocacional na JMJ? Trata-se de um local ideal para encontrar com a vontade de Deus. O primeiro critério na seleção dos expositores é que sejam instituições religiosas com dimensão internacional. De acordo com o padre Leonardo Lopes, membro do Setor de preparação pastoral da JMJ Rio 2013 e coordenador da Feira Vocacional, o principal objetivo é dar aos peregrinos de outros países, a possibilidade de aprofundar sua experiência com Deus depois da Jornada. "Além disso, como há muitos estrangeiros na Jornada, queremos que ao voltar para seus países de origem, eles possam continuar a ter contato com os institutos que estiveram aqui", explicou. Estão confirmados 16 movimentos, 20 novas comunidades, 23 ordens religiosas masculinas e 44 ordens religiosas femininas.

A grande quantidade e diversidade de ordens, movimentos e comunidades participantes mostra a riqueza da Igreja, conforme explica o padre Leonardo. "Nós queremos mostrar em primeiro lugar, a riqueza do dom de Deus que é abundante ao chamar e mostrar os caminhos. Em segundo lugar, a riqueza do que é a Igreja onde sempre tem espaço para todos. O serviço é uma resposta pessoal. Você não é obrigado a entrar em um único caminho. A Igreja respeita muito a individualidade da pessoa, essa diversidade. É um sinal de riqueza contar com todos esses carismas e inspirações".

Todos os públicos

Os estandes vocacionais não são a única atração da Feira. O peregrino poderá passar o dia inteiro no local. Há desde estruturas de catequese, praça de alimentação e restaurantes com o menu do peregrino, até tendas de DJ’s para balada jovem e evangelização 180º, com esportes radicais como escalada e tirolesa.

A Quinta da Boa Vista abrigará ainda, metade dos 100 confessionários desenhados especialmente para a Jornada, além de uma tenda de 600 m² para adoração ao Santíssimo Sacramento. O Papa Francisco vai confessar cinco jovens no local na sexta-feira, dia 26.

Está programada também uma atividade nas tendas a cada meia hora, com testemunhos, palestras e apresentações musicais. O local é de fácil acesso por trem, metrô e ônibus.

Confira a programação da Sede Missionária das POM na JMJ Rio 2013

Mais informações: juventude@pom.org.br

Tel.: (61) 3340 4494

Pe. Marcelo Gualberto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

Fonte: POM

Nenhum comentário:

Postar um comentário