quarta-feira, 4 de setembro de 2013

#JuntosComOPapa: Um terço missionário pela paz

Brasília, 04 de setembro de 2013.

Aos queridos colaboradores da Pontifícia Obra Propagação da Fé no Brasil, em suas atividades:
Grupos de Propagação da Fé;
Agregados da Propagação da Fé;
Juventude Missionária;
Famílias Missionárias;
Idosos e Enfermos missionários.

Aos que esta chegar, graça e paz da parte de Jesus Cristo, o grande missionário enviado pelo Pai.

Hoje no ângelus o Papa Francisco  lembrou da grande experiência da JMJ Rio 2013 e disse que foi um momento de acolhimento, festa e missão. Que em Copacabana se pareceu Jesus a margem do mar da Galiléia enviando seus discípulos à missão.

Disse o Papa: os jovens que estavam na JMJ não são notícia porque não fazem escândalos e atos violentos. Mas se permanecerem unidos a Jesus, eles constroem o seu Reino, constroem fraternidade e são uma força potente para tornar o mundo mais justo e mais belo para transformá-lo. Pediu ainda coragem à juventude mundial para assumir o desafio de ser esta força de amor e de misericórdia para mudar a realidade. Assim concluiu: “Queridos amigos, a experiência da JMJ nos recorda a verdadeira grande notícia da história, a Boa Nova, mesmo que não apareça nos jornais e na televisão. Acolhimento, festa, missão: que essas não sejam mera lembrança do que aconteceu no Rio, mas sejam ânimo da nossa vida e a de nossas comunidades.”

Na oportunidade recordou a convocação para o dia 07/09: “Renovo o convite a toda a Igreja a viver intensamente este dia e, desde já, expresso reconhecimento aos outros irmãos cristãos, irmãos de outras religiões e aos homens e mulheres de boa vontade que quiserem se unir a este momento. Exorto em especial os fiéis romanos e os peregrinos a participarem da vigília de oração, aqui na Praça S. Pedro, às 19h, para invocar do Senhor o grande dom da paz. Que se eleve forte em toda a terra o grito da paz”.

O Secretariado Nacional da Propagação da Fé no Brasil convoca todos os membros da Propagação da Fé, famílias, idosos e enfermos missionários e de modo especial a da Juventude Missionária para que no dia 07/09, às 14h (horário de Brasília), se reúnem em seus grupos de base ou se não der, rezar pessoalmente o terço missionário, unindo à intenção do papa pela Paz na Síria, Oriente Médio e pela paz no mundo. Exatamente neste horário (19h em Roma) o papa Francisco estará em vigília na Praça de São Pedro pela mesma intenção.

Portanto, queridos Jovens missionários e demais atividades da Propagação da Fé, somos chamados a concretizar nossa solidariedade, somos chamados a viver a proposta de Jesus Cristo: sejam luz, sejam lâmpadas acessas na escuridão do mundo, assim com nossa oração poderemos ser como a lâmpada do sacrário, que ao entrar na capela se está acessa ali está Jesus sacramentado. Com suas orações e solidariedade concreta por todos os continentes poderemos iluminar, acender as luzes que estão apagadas.

A Bem-aventurada Paulina Jaricot dizia: “De quinze carvões, só um é brasa, três ou quatro estão acessos somente a metade e os outros estão totalmente apagados. Colocai – os juntos e tereis um braseiro ardente”. Unamo-nos pela Paz e assim já começaremos um novo céu e uma nova terra. 

Pe. Marcelo Gualberto
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário