domingo, 2 de fevereiro de 2014

Juventude Missionária na Missão de verão no Paraguai - Carapeguá

Entre os dias 18 a 25 de janeiro aconteceu à missão de verão no Paraguai organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias do País. Nessa missão teve a participação de doze jovens missionários Brasileiros que visitaram as casas das comunidades na área rural em Carapeguá. A missão em Carapeguá se deu com os jovens da JM do Paraguai, Brasil e seminaristas da ordem dos missionários redentoristas.

No primeiro dia aconteceu uma formação na casa dos redentoristas de como seria a missão. Após a formação foi separado as duplas que faria a missão em cada capela na zona rural da cidade.

No dia 19/01 aconteceu à missa de envio de todos os missionários; após a santa missa todos foram para as devidas capelas aonde seria realizada a missão. Nesse mesmo dia à noite fizemos uma reunião com a família que nos acolheu e com a comunidade explicando o que faríamos durante toda a semana.

Do dia 20 até o dia 24 de janeiro aconteceu às visitas em todas as famílias, esses momentos das visitas percebemos a fé daquele povo, praticamente em quase todas as casas ou eles tinha um altar preparado para a visita dos missionários, ou quando íamos passando eles preparavam. A cada visita era uma emoção diferente, ver aquele povo que pode ser pobre economicamente, mas era rico de tanto amor pelo próximo. E graças a Deus e ao espirito santo nunca se faltava algo para eles comerem, as famílias de lá vivem do campo, comem do que plantam e nunca falta. A maioria da população da capela onde estava era de crianças e idosos, poucos jovens, devido a oportunidades de emprego que iam para a grande cidade ou países vizinhos como a Argentina para trabalhar. Durante todos os dias fizemos a celebração da palavra junto com toda a comunidade.

Durante a missão aconteceu dois dias especiais, encontro com as crianças e outro dia encontro com os jovens. No encontro com as crianças além das dinâmicas que fizemos para anima-las, pude contar meu testemunho de caminhada na igreja e aproveitei para falar da importância Infância e Adolescência Missionária e da Juventude Missionária em minha vida e para a animação da missão. Foi dito que aquele momento a prioridade era a catequese e que no futuro iram ver para se montar a IAM e JM na comunidade.

Na zona rural encontrei algumas dificuldades, um em caminhar no calor que estava fazendo lá que passava dos 40°, e o chão em algumas partes era de areia bem fina que era muito difícil de caminhar. Além disso, tínhamos que passar por algumas cercas, caminhar no meio do mato bem fechado etc. Mas tudo isso pela força do espirito santo foi superado. Durante todos os dias algumas crianças nos acompanhava nas visitas missionárias, isso era muito lindo, ver que as crianças das comunidades são muito ativas, ajudam em tudo.

No ultimo dia que estaria na Capela Santa Catarina de vez fazermos a celebração da palavra aconteceu à santa missa. Nessa missa pude no final agradecer a toda comunidade pelo acolhimento e dar um presente a toda a comunidade, dei meu terço missionário a família que nos acolheu, mas falei a toda comunidade que aquele presente se estenderia a todos, porque aquele terço antes de eu ir para a missão tinha rezado em minha comunidade para que tudo desse certo na missão e que agora passaria aquele terço para a comunidade porque estaríamos juntos em oração, eles rezando por mim e pelo Brasil e eu rezando por eles, Deus abençoe a todas as famílias visitadas em todas as Capelas.

A missão se encerrou com uma confraternização dos jovens missionários Brasileiros e Paraguaios, aonde cada um pode também compartilhar da experiência da missão e sentir a emoção das visitas para cada um.

Jovens Missionários, Sempre Solidários!

Diego Raposo de Carvalho
Representante do Estado de SP na Missão de Verão no Paraguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário