terça-feira, 10 de março de 2015

A causa missionária foi tema de reflexão da reunião ampliada do COMIRE Sul 1 que teve participação da JM

O Conselho Missionário Regional – COMIRE Sul 1 realizou reunião ampliada da diretoria com representantes das Sub-regiões, congregações e organismos do Regional Sul 1 da CNBB nesta segunda-feira, 09 de março, no Centro Missionário São Paulo, sediado na sede da OCM em São Paulo, Capital.

O item principal da pauta foi a reflexão da Encíclica do papa João Paulo II, Redemptoris Missio, nº 86: “A causa missionária deve ser para cada cristão e para toda a Igreja a primeira de todas as causas". Outro item importante foi a reflexão sobre o Simpósio de Missiologia, que teve como temática os 50 anos do Decreto Ad Gentes “Por uma nova presença da Igreja no meio dos povos na reciprocidade da missão”.

Dom Vicente Costa, presidente do COMIRE Sul 1, Maria de Fátima da Silva, coordenadora, padre Everton Aparecido da Silva, assessor, e César Henrique de Campos, do Centro Missionário São Paulo participaram da Assembleia do COMINA – Conselho Missionário Nacional e partilharam o instrumento de trabalho “Missão e Cooperação Missionária – Orientações para a animação missionária da Igreja no Brasil” que será apresentado à CNBB para aprovação.

Dois grandes eventos se aproximam: o primeiro Congresso Estadual de Seminaristas, organizado pelo COMISE e que acontecerá no Centro de Eventos “São Carlos Borromeu” de Jundiaí nos dias 30 de abril a 3 de maio de 2015, e o 35º Encontro Estadual Missionário em agosto, que está sendo preparado pelo COMIRE Sul 1 e COMIAR – Conselho Missionário da Arquidiocese de São Paulo, que sediará o evento.

A reunião foi encerrada com os informes dos organismos e sub-regiões. O jovem Diego Raposo (Coordenador Estadual da Juventude Missionária do Regional Sul 1) falou sobre a implantação da juventude missionária na diocese de São João da Boa Vista na cidade de Mogi Guaçu, agradecendo a Nádia Fusinato (Coordenadora da Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 1) que fez a divulgação da JM naquela diocese. Foi falado e entregue a carta convite a todos os presentes do encontro estadual de nível 1 que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de abril no centro missionário – SP. Diego ainda falou sobre o encontro estadual celebrativo que acontecerá no dia 18 de outubro, dia mundial das missões, no centro diocesano de pastoral da diocese de Guarulhos.

De São Paulo, Maria de Fátima da Silva – Fatiminha.

Fonte: Comire Regional Sul 1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário