quinta-feira, 11 de junho de 2015

Em Assembleia, bispos do Sul 1 elegem nova presidência do regional

As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para 2015-2019 estão entre os assuntos da 78ª Assembleia Anual do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro acontece dias 10 e 11, em Aparecida (SP). Durante a Assembleia os bispos avaliam as atividades do regional e definem planejamento dos trabalhos.

Nesta manhã, foram feitas diversas comunicações e contribuições do tema da próxima Assembleia das Igrejas a ser realizada em outubro próximo, em Itaici (SP).  Participam do evento aproximadamente 140 pessoas, entre bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, padres subsecretários das sub-regiões pastorais e representantes dos Organismos vinculados ao regional Sul 1 da CNBB. Estão representadas as oito sub-regiões pastorais, sendo Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo I e II e Sorocaba.

Nova presidência

Ontem, 10, os bispos elegeram a nova presidência do regional Sul 1. O arcebispo metropolitano de Campinas, dom Airton José dos Santos (na foto), foi eleito presidente do regional Sul 1; para vice-presidente, dom Pedro Luis Stringhini, bispo da diocese de Mogi das Cruzes. Assume a função de secretário geral dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e vigário episcopal da região Lapa.

Em breve, serão divulgados os nomes dos eleitos para o Conselho Permanente da CNBB; presidentes das sub-regiões pastorais e das Comissões Episcopais, Conselho Econômico, Conselho Fiscal e suplentes.

Bispos jubilares

Uma cerimônia marcou as celebrações de Ação de Graças pelos bispos jubilares do regional Sul 1. A missa, na capela de São José, no Santuário Nacional de Aparecida, foi presidida pelo bispo diocesano de Jales, dom Luis Demétrio Valentini, que completou 50 anos de vida sacerdotal.

O bispo disse ter alegria em servir a Igreja e o povo de Deus, em especial os pobres. “Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de servir como presbítero e bispo. Assumi o ministério episcopal em Jales como um verdadeiro desafio. Hoje, sinto-me recompensado pela contribuição que pude dar à Igreja”, testemunhou dom Demétrio. 

Com informações e foto do regional Sul 1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário