quarta-feira, 29 de julho de 2015

JM se reúne para Encontro Estadual de Nível 2 em São Paulo

Entre os dias 24 a 26 de julho a Juventude Missionária (JM) do Estado de São Paulo esteve reunida no centro missionário (OCM – Obra dos Cenáculos Missionários) para encontro estadual de nível II que teve como tema: “Espiritualidade Missionária”.  Estiveram reunidos 45 jovens vindos das dioceses de Guarulhos, São Miguel Paulista, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, Franca, Bragança Paulista, Caraguatatuba e Arquidiocese de São Paulo – Região Brasilândia. Esse encontro, mais aprofundado, teve como prioridade aprendermos mais sobre a espiritualidade missionária no nosso dia a dia como JM.

Na sexta-feira (24) o encontro começou com acolhimento dos jovens que chegavam das dioceses. De noite, após o jantar, o encontro começou com a oração de abertura conduzida pelo membro da equipe de apoio do estado Cicero Cosmo. Após a oração, o jovem Diego Raposo, coordenador estadual da JM do regional Sul 1, falou sobre a organização de todo encontro e o objetivo do mesmo. Após, Guilherme Cavalli, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, conduziu a apresentação dos jovens presentes no encontro e falou sobre a realidade da JM no Brasil.

No Sábado (25) o dia começou com a santa missa presidida pelo Padre Osvair, Pároco na Diocese de Santo Amaro. Depois do café, começou a formação que foi conduzida pelo Guilherme Cavalli (Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé); Guilherme falou especificamente nesses dias sobre o próprio tema do encontro e utilizou para isso a exortação apostólica do Papa Francisco, EVANGELII GAUDIUM (Alegria do Evangelho). No fim da tarde os jovens foram separados em grupos para estudar alguns capítulos da EVANGELII GAUDIUM e fazer uma apresentação teatral sobre o que estudaram. À noite foi rezado terço missionário; Irmã Luciana da diocese de Presidente Prudente e Irmã Marie Chantal da Região Brasilândia poderão abrilhantar um pouco mais o terço rezando cada dezena na língua de algum país pertencente aquele continente que estava sendo rezado.

No domingo (26) a manhã toda foi feito a reflexão da palavra de Deus utilizando o método da léctio divina, leitura orante da palavra de Deus, aonde foi utilizado o manual que foi produzido pelos Lectionautas Brasil. Ainda nesse dia foi apresentados mais dois jovens que faram parte da equipe de apoio da JM do estado, são os jovens Guilherme Silva que é da diocese de Guarulhos e João Paulo da diocese de São João da Boa Vista.

Hora de Compromissos:
No fechamento do encontro a coordenação estadual fez os repasses de compromissos para toda a juventude missionária do estado trabalhar durante esse ano, esses compromissos são: Os que ainda não começaram os encontros da Jornada do Jovem Missionário devem começar, quem já está utilizando o material, mandar uma avaliação para o e-mail da JM do estado para ser encaminhado ao secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Utilizar todos os materiais do nível 2, tanto para a formação do grupo da paróquia ou na diocese. Agendar ou reagendar as visitas da equipe estadual da JM nas dioceses. Animar todos os jovens dos grupos a participarem do Encontro Celebrativo dos 10 anos de JM no Brasil que acontecerá na diocese de Guarulhos.

O encontro foi encerrado com a missa de envio presidida pelo Padre Roberto que é da cidade de Mogi Guaçu, diocese de São João da Boa Vista.

Jovens Missionários, Sempre Solidários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário