segunda-feira, 24 de julho de 2017

JM - Encontro Estadual Nível II - São Paulo

O Encontro Estadual da Juventude Missionária, São Paulo, Nível II, ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2017, reunindo cerca de 70 jovens, em sua sede, OCM. 
Neste, articulamos diversos pontos que envolvem a missão da juventude dentro deste carisma, possibilitando uma reconstrução dos aspectos e espiritualidade que nos firma enquanto juventude missionária.
Contamos com a presença do Padre Badacer, Secretário das Obras Pontifícias e Assessor Nacional da Juventude Missionária, que nos presenteou com um encontro dinâmico, agradável, reflexivo e esclarecedor, acima de tudo.
Dúvidas foram esclarecidas e nosso objetivo central de discussão foi a abordagem que será feita no 4º Congresso Nacional Missionário, que ocorrerá em Setembro de 2017, o qual terá como tema "A Alegria do Evangelho para uma igreja em saída", através deste, pudemos refletir sobre a palavra de Deus como base para as missões, o respeito às diversidades e a individualidade de cada indivíduo, a unidade entre os que tem por objetivo ser missionários e principalmente a alegria de anunciar a boa nova, o Evangelho, sendo um grande desafio a nós, jovens missionários, a maneira como este será proposto diante das realidades as quais podemos nos deparar. 
Tratamos também sobre os aspectos definidos na Assembléia de 2016 aplicadas para um período Trienal, e de forma bastante enfática, atuar no desenvolvimento em três importantes tópicos: Pensar na dimensão da formação do jovem como um todo; articulação e acompanhamento; espiritualidade e missão. 
Nestes três dias, pudemos partilhar, rezar e integrarmos-nos com outros jovens, o que foi de extrema importância, visto que estamos em um Estado bastante populoso e com vivências bastante distintas. A troca de experiências, a maneira como cada jovem chegou e certamente saiu, com uma bagagem de conhecimentos, motivados, reflexivos, questionadores , irá agregar de forma muito positiva nos grupos de base, trazendo fortalecimento, de modo que estes compreendam a necessidade e o que de fato é ser igreja em saída, ao ponto de transmitir isto para as suas comunidades, paróquias, e em outras dimensões, sucessivamente. 
Domingo, encerramos com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Bacader junto ao Pe. Fabrício, Assessor Estadual da Juventude Missionária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário