segunda-feira, 14 de março de 2016

Comire se reúne em São Paulo para preparar Encontro

O COMIRE – Conselho Missionário Regional Sul 1 da CNBB realizou reunião ampliada nesta segunda-feira, 07 de março, no Centro Missionário São Paulo, Alto da Lapa, São Paulo, com ampla pauta, na qual se destacou a preparação para o 36º Encontro Missionário Estadual que será realizado na diocese de Jales nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2016.
A reunião foi presidida pela coordenadora Maria de Fátima da Silva (Fatiminha), que informou o tema do Encontro Estadual: “Missão e Misericórdia, o novo rosto da Igreja” e o lema: “Sede misericordiosos como o Pai”. “Estivemos em Jales para conhecer o local em que será realizado o Encontro Missionário Estadual e dialogar com a equipe do COMIDI local quanto ao andamento dos preparativos”, disse Fatiminha. A coordenadora informou ainda que em breve haverá definição do assessor e dos valores para cada participante. “Assim que tivermos essas definições anunciaremos para que os COMIDIs possam se preparar para esse grande evento missionário do nosso Estado”, concluiu.
O presidente do COMIRE Sul 1, dom José Luiz Bertanha, bispo de Registro conduziu a oração inicial e falou sobre o Projeto Norte 1/Sul 1. “Há um apelo muito forte dos bispos da Amazônia para que enviemos missionários sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e leigos. Há um vasto campo missionário a ser explorado”, disse o bispo.
Quanto à Missão Ad Gentes, dom José Luiz falou do Projeto “Pemba”, em Moçambique. “O bispo brasileiro de Pemba, dom Luiz Fernando Lisboa está solicitando ajuda missionária para sua diocese. Solicita o envio de sacerdotes, religiosos e leigos brasileiros para evangelizar naquela região. Já temos algumas possibilidades de envio de sacerdotes”, confirmou dom José Luiz. Na ultima reunião da Comissão Representativa do Regional Sul 1, o bispo e César e Rosani Campos, representantes do COMIRE explicitaram esse apelo aos bispos das Sub-regiões. Será apresentado novamente na Assembleia dos Bispos, de 07 a 09 de junho deste ano em Aparecida. “Estamos esperançosos em poder contribuir para a Missão Ad Gentes em Moçambique”, falou César.
Entre os comunicados, destaque-se a participação do COMIRE Sul 1 na 33ª Assembleia Anual do COMINA, que será realizado de 11 a 13 de março na sede da POM em Brasília. “Destacaremos a formação de missionários nas dioceses, a formação missionária dos seminaristas, o incentivo para a criação da IAM e JM nas dioceses e o Curso de Formação Missionária”, disse César Campos
Erickson Ramos da Silva, da diocese de Jundiaí, representante do COMISE – Conselho Missionário dos Seminaristas anunciou que o 2º Congresso Missionário dos Seminaristas será realizado nos dias 29 de junho a 03 de julho, na diocese de Guarulhos, SP, com assessoria de dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária da CNBB, com participação do padre missionário Jaime Patias. “Teremos 120 inscrições, sendo 2 por diocese, com valor de participação de R$ 150,00, sendo que os participantes serão acolhidos em casas de famílias de Guarulhos”, disse Erickson.
A IAM (Infância e Adolescência Missionária) realizará nos dias 23 e 24 de abril um Encontro de Aprofundamento Regional, em local a ser confirmado. Quanto à JM (Juventude Missionária) haverá um encontro de formação para novas lideranças nos dias 20 a 22 de maio de 2016. Cicero, representante da JM anunciou que 06 jovens representarão o organismo jovem missionário na Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, Polônia, seguindo depois para jornada de animação missionária em paróquias da França. A JM realizará a “Marcha de Tambaú” no dia 19 de junho, com recepção a partir da 04 hs, com apoio da IAM daquela cidade paulista.
Belchior, representante dos Leigos Missionários fez pedido em nome da diocese de Tefé, Amazonas, para o envio de presbíteros, diáconos, religiosos e leigos missionários para aquela região. “Algumas comunidades estão sendo ‘tomadas’ por seitas neopentecostais por falta de assistência religiosa católica”, disse.
A reunião foi encerrada com oração e bênção do presidente dom José Luiz Bertanha, seguida de almoço.
De São Paulo, diácono José Carlos Pascoal, da equipe de comunicação do COMIRE Sul 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário