terça-feira, 30 de agosto de 2016

Comire realiza 36º Encontro Missionário Estadual

De 26 a 28 de agosto aconteceu em Jales, na Escola Vocacional e Santuário da Trindade, o 36º Encontro Estadual Missionário do COMIRE (Conselho Missionário Regional Sul 1 CNBB), com participação de 147 representantes das dioceses do Estado e dos organismos ligados ao COMIRE.
O encontro teve como tema Misericórdia e Missão: o novo rosto da Igreja e como lema Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso (Lc 6, 36), e contou com a assessoria do padre Sidnei Marcos Dornelas, assessor para a Comissão para a Animação Missionária CNBB, que abordou o tema a partir das referências bíblicas e como o pontificado do Papa Francisco, que traz a marca da misericórdia nas palavras nos gestos e nas ações, pode inspirar a ação missionária nas Igrejas particulares do Regional.
Foram três dias de reflexão, partilha e inspiração que brotaram da troca de experiências e do compromisso que os missionários e missionárias vivenciam nas realidades de onde viveram. Tudo isso foi contemplado no trabalho das oito oficinas, onde os participantes puderam destacar a ressonância do tema do Encontro Estadual nas ações missionárias que já existem e como o tema pode motivar para que a ação evangelizadora seja, de fato, misericordiosa. Como lembra o Papa Francisco na Bula “O Rosto da Misericórdia”:  “Onde a Igreja estiver presente, aí deve ser evidente a misericórdia do Pai. Nas nossas paróquias, nas comunidades, nas associações e nos movimentos – em suma, onde houver cristãos –, qualquer pessoa deve poder encontrar um oásis de misericórdia” (nº 12).
Outros momentos que marcaram o encontro foram as celebrações eucarísticas, presididas por Dom José Luiz Bertanha, bispo diocesano de Registro e referencial da Animação Missionária no Regional Sul 1, Dom José Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales, e Dom Demétrio Valentini, bispo emérito de Jales, que acompanharam o encontro.
Ao final do encontro, no domingo, a coordenadora do COMIRE, Maria de Fátima da Silva, e o padre Everton Aparecido da Silva, presbítero da Diocese de Presidente Prudente e assessor do COMIRE, apresentaram a proposta da Campanha Missionária deste ano, com oportunidade para ações missionárias concretas em favor da Casa Comum.
Todas as participantes foram enviados às suas dioceses e realidades locais, como testemunhas do amor misericordioso do Pai, que a todos quer abraçar.
De Jales, com colaboração, Maria de Fátima da Silva, Coordenadora estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário