quarta-feira, 14 de setembro de 2016

JM de São Paulo se reuni para Encontro Estadual de Nível II

Entre os dias 09 a 11 de setembro a Juventude Missionária (JM) do Estado de São Paulo esteve reunida no centro missionário (OCM – Obra dos Cenáculos Missionários) para encontro estadual de nível II que teve como tema: “Educar para o bem viver”.  Estiveram reunidos 15 jovens vindos das dioceses de Guarulhos, Bragança Paulista, Mogi das Cruzes e Arquidiocese de São Paulo – Região Brasilândia. Esse encontro, mais aprofundado, teve como prioridade refletir sobre o tema que toda JM do Brasil está trabalhando em todos os grupos de base nesse ano de 2016.

Na sexta-feira (09) o encontro começou com acolhimento dos jovens que chegavam das dioceses. De noite, o jovem Solivan Altoe, coordenador estadual da JM do Espirito Santo, falou sobre o tema que seria trabalhado durante todo o encontro. O jovem Diego Raposo, coordenador estadual da JM do Regional Sul 1 falou sobre o kit que cada jovem presente recebeu e as orientações para todo o encontro.

No Sábado (10) o dia começou com a oração contemplando toda a natureza lembrando seus elementos, ar, agua, fogo e terra. Depois do café, começou a formação que foi conduzida pelo Solivan Altoe (Coordenador Estadual da Juventude Missionária do Espirito Santo). Solivan falou especificamente nesses dias sobre o próprio tema do encontro e utilizou para isso à carta encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’ (Louvado seja) e os materiais referentes ao Bem Viver. Antes do almoço os jovens foram separados em grupos para estudar algumas matérias saídas na mídia que relatavam sobre o tema do encontro. Após o almoço os jovens se reuniram para falar sobre tudo o que estudaram daquelas matérias. À noite os jovens rezaram o terço missionário e após o terço aconteceu à noite recreativa que teve danças e momento de testemunhos missionários.

Na manhã do domingo (11) solivan falou sobre as atividades propostas para a JM nesse ano de 2016. Foi falado sobre os encontros do “Bem Viver”, campanha missionária, 2º experiência missionária nacional da JM, 1º Encontro Nacional de Espiritualidade, etc.

Hora de Compromissos:
No fechamento do encontro a coordenação estadual fez os repasses de compromissos para toda a juventude missionária do estado trabalhar durante esse ano. Foi falado especialmente nesse momento que se aproxima do mês missionário de os grupos de JM seja os principais animadores em suas paróquias para se trabalhar a campanha do mês missionário. Ainda foi falado sobre como a JM do estado se organizará para participar do segundo sudestão que acontecerá em outubro no Rio de Janeiro, do encontro nacional de espiritualidade e da missão nacional.

O encontro foi encerrado com a santa missa presidida pelo Padre Fabricio que é da Arquidiocese de São Paulo da Região Brasilândia.

Jovens Missionários, Sempre Solidários!

Clique aqui e veja todas as fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário